quarta-feira, 7 de junho de 2017

Sifões

Os sifões fazem parte do grupo de peças vintage icónicas e a razão mais evidente para que isto aconteça estará relacionada com o seu design, arrojado para as épocas, algo futurista. As curvas arredondadas e, em alguns casos, as cores vivas muito fazem lembrar o registo conceptual adoptado por Raymond Loewy e talvez não seja descabida tal associação. Uma das marcas mais conhecidas de sifões e cápsulas é a americana Sparklets Corporation (ao que parece, o nome desta marca, no estrangeiro, é utilizado para a generalidade de sifões - um pouco como acontece em Portugal com a Kispo para um tipo de casacos - isto poderá acontecer por terem sido os primeiros a fazerem sifões com o recipiente em metal), por isso, talvez o design aplicado tenha mesmo influência no movimento streamlined, preconizado nos Estados Unidos por Loewy. A presença destas peças no seio das famílias nem sempre foi apenas para adornar a prateleira, como elemento decorativo, os sifões eram utilizados pela sua função primordial: dar gás às bebidas. Por esta razão, estão muito ligados à história das águas com gás, aplicado de forma artificial, por isso será interessante fazer uma pequena incursão pelo que se escreve a respeito.


Sifão British Oxigen Company
Hostmaster Pearl Green

A crença de que as águas minerais, com gás natural, têm benefícios para a saúde já nos acompanha desde os tempos dos romanos e há registos que indicam o quão exclusiva era a bebida. Esta só estaria ao alcance das populações próximas às fontes ou aos mais abastados, que conseguiam receber as águas, mesmo a longas distâncias, transportadas em recipientes bem vedados para não perderem o gás. Reproduzir o processo natural de gaseificação das águas demorou algum tempo até ser uma realidade, mas, no século XVIII, Joseph Priestley, alcançou o feito de adicionar dióxido de carbono à água, tornado-a borbulhante e de paladar similar à extraída da fonte. Estavam lançadas as bases para a comercialização da água com gás artificial, tão benéfica para a saúde como a natural e as farmácias foram, durante muitas décadas, as impulsionadoras do negócio. Primeiramente, a água com gás era destinada a pessoas com maleitas no estômago, especialmente, mas rapidamente passou a ter como público o consumidor generalizado, pois a água com gás era também eficaz para matar a sede, entre outras faculdades. 


Sparklets da BOC


Julga-se ter sido a britânica Aerators Limited a primeira produtora de um sifão para gaseificar bebidas e assim levar às mesas a inovação da época. A primeira peça comercializada seria composta por uma garrafa de vidro, com o devido apetrecho para a produção de gás, revestida a vime e fornecida em caixa de cartão. Hoje em dia, é muito difícil encontrá-la na sua versão completa, o que é normal, tendo em conta a antiguidade de mais de um século, mas é sempre de estar atento, não vá o acaso fazer das suas. Como começámos por escrever, os sifões antigos são muito apreciados e há coleccionadores que se dedicam não só a reunir as inúmeras peças que acabaram por ser lançadas para o mercado, como também fazem o árduo trabalho de tentar escrever a sua história.

O Sparklets Collectors Guide é um site onde está alojada a colecção pessoal de um anónimo, presumivelmente britânico, que resolveu dar continuidade ao gosto do pai pelos sifões. Na ausência de um local onde pudesse obter informações para ir catalogando a sua colecção o coleccionador resolveu construir esta espécie de guia para os coleccionadores do género. Nem que seja só por curiosidade, vale a pena fazer uma visita ao trabalho realizado, pois, para além de vários modelos de sifões em exposição, estão referidas curiosidades surpreendentes; por ali podem aceder até às cotações de mercado de cada peça.

OK, as antiguidades são muito interessantes e tal, mas eu gosto de peças a reluzir, imaculadas, a cheirar a novo. O objecto é de tal desejo que há quem restaure peças antigas de forma exímia. No Die Siphon Manufaktur é possível recuperar os icónicos sifões e dar-lhes uma nova vida. A aferir pelo vídeo demonstrativo do trabalho que realizam é de ficar espantado com a qualidade do serviço: o Scotch and Soda terá muito mais sabor!

Sem comentários:

Enviar um comentário