segunda-feira, 5 de junho de 2017

Para o Arco do Pé com Amor

“Ele muitas vezes tinha ideias, mas achava-se sempre ultrapassado pelo tempo. Na verdade estava sempre 50 anos à frente da história.” Estas são palavras de Enrico Parodi para com o seu pai, inventor e um inconformado sempre à procura da perfeição. Elio Parodi trabalhou anos, de modo a alcançar a fórmula exacta para aquilo que entendia ser o total conforto nos pés. Em 1966 a semente começou a brotar e é fundada a ROPAR, uma fábrica instalada em Vila do Conde e que viria a materializar as ideias do empreendedor italiano.

Quis o amor que Portugal e Itália ficassem ligados, de forma muito especial, neste negócio, pois Elio Parodi casou-se com Maria de Lurdes Rodrigues, uma portuguesa fonte de inspiração para o criador. Em conjunto, por cá implementaram os icónicos sapatos A’rcopedico e o contributo de Maria de Lurdes para tal é de realçar, pois, com grande tenacidade, a senhora ia ao encontro dos potenciais clientes nos sítios mais inusitados para vender sapatos, como eram, por exemplo, os cafés. A convicção era só uma, se o cliente experimentasse o conforto daquele sapato, revestido a malha e com apoio reforçado para o arco do pé, já não iria querer descalçá-lo. Na mouche!

O negócio prosperou e passou a ser tão rentável que a fábrica passou vinte anos a vender o mesmo modelo, fruto de uma fórmula perfeita que conjugava génio, amor e abnegação. Naturalmente, os métodos de trabalho foram evoluindo e acompanhando o exigente mercado, por isso a ROPAR, desde 1982 com o filho, Enrico Parodi, na presidência, foi diversificando a oferta, com a criação de outras marcas e alargando os seus horizontes de vendas pelo mundo.

O que parece estar no sangue é a capacidade para inovar e surpreender nas estratégias de aproximação ao cliente: o projecto Star Shoes envolve 2600 consumidores, de dezanove países, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica da Universidade do Porto e o Laboratório de Biomecânica da mesma cidade. Com estas sinergias a vila-condense ROPAR pretende dar sentido ao slogan da sua marca com maior sucesso: “A’rcopedico, a marca onde o conforto é 100% cientificamente comprovado”.




O número 115 foi durante muitos anos o número de emergência nacional e é este o número de porta da Sapataria Económica, localizada na Rua Alexandre Braga, uma das ruas envolventes ao Mercado do Bolhão. Uma curiosidade apenas, mas que parecia aliciar quem tinha emergência em tratar problemas ao nível da ortopedia. O artigo da A'rcopedico, escrito para o Jornal Renovação, acabou por ser uma boa oportunidade para partilhar este pequeno sabonete, distribuído em 1982 para comemorar os 50 anos da Sapataria Económica. Não é fácil conservar peças tão frágeis, mas o estado ainda está minimamente aceitável para se perceber o impacto do slogan: "50 anos de trabalho". Com esta dedicação e enraizamento na dinâmica citadina portuense é de esperar que lojas tão antigas como esta façam sempre parte dos novos projectos para a cidade. Presidente queira!

Sem comentários:

Enviar um comentário